Uma imagem e mais de mil palavras, conheça Beatriz símbolo da rebeldia juvenil das manifestações estudantis

A pandemia que enfrentamos hoje faz com que ficar dentro de nossas casas seja um ato político pela vida, há apenas três anos, ocupar as ruas era a maneira mais avançada de combater  a violência contra a democracia que deixou sequelas até hoje. Em março de 2017, estudantes e professores ocupavam as Ruas e as escolas em defesa da educação e do direito a aposentadoria. Meses depois, em setembro, a LiteraRUA lançava A Mais Longa Duração da Juventude.

“Ver os alunos organizados contra a desorganização foi a maior ironia que o Estado não esperava.”

Todo esse contexto, nos permitiu escolher duas fotos históricas para ilustrar a capa da narrativa de Urariano Mota. A primeira refere-se a Passeata dos Cem Mil, ocorrida em junho de 1968 e um marco da luta de artistas contra a ditatura militar que imperava no Brasil.

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Na foto, da esquerda para a direta, podemos ver as atrizes: Eva Todor, Tônica Carrero, Eva Wilma, Leila Diniz, Odete Lara e Normal Bengell.

Sobre essa foto, explicou em março de 2018 a atriz Eva Wilma, no programa Vídeo Show da TV Globo:

“…É uma foto famosa, emblemática, de um momento difícil para a cultura no país. Era uma mobilização contra a censura e pela cultura. Os teatros todos de São Paulo pararam, uma greve. A mobilização foi combinada de ser feita nos teatros municipais do Rio de Janeiro e de São Paulo. Três dias e três noites ininterruptos. A gente se revezava”

Essa imagem imortalizou a participação de mulheres fortes e formadoras de opinião na luta contra o Golpe Militar.

Já a segunda foto que escolhemos com apoio do artista gráfico Andocides Bezerra para a capa do romance, retrata um momento contemporâneo, uma manifestação de 15 de março de 2017 contra a Reforma da Previdência e sobre o sucateamento promovido no Ensino Médio pelo então presidente Michel Temer:

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Crédito: Rovena Rosa/Agência Brasil

Na foto, de autoria da fotógrafa Rovena Rosa, vemos em destaque uma jovem estudante, no ápice da Juventude, demonstrando força e poder. Não foi por acaso a escolha dessa foto: o gesto executado por essa jovem, remete de forma quase que direta aos gestos executados por Tommie Smith e John Carlos em outubro de 1968, durante as Olímpiadas: o símbolo que eternizou os Panteras Negras.

q2qGZfdV0WRm-52lHV5ZP1Oppzw4Ce0ZB5k8qPzd6XcO click perfeito de Rovena Rosa, feito para a Agência Brasil, não apenas serviu para a capa do nosso livro, mas também rodou a internet, se transformando em uma imagem obrigatória para entender e sentir a rebeldia e força daquela contestação que ilustrou (e ainda ilustra) dezenas de matérias publicadas nos mais variados contextos, de veículos como a publicação semanal CartaCapital, aos blogs de sociólogos como o Demétrio Magnoli. E não apenas isso, em determinados momentos essa imagem foi utilizada até mesmo para ilustrar memes reacionários com críticas aos movimentos sociais, uma prova efetiva de que estamos diante de uma imagem icônica.

Mas, quem é a jovem em primeiro plano na imagem? Chegou a hora de conhecermos quem era essa estudante,  pelo o que passou e para onde seguirá. Seu nome é Beatriz Punça, 18 anos e estudante de Ciências Sociais da Unifesp, em Guarulhos.

O Blog da LiteraRUA conversou com ela há algum tempo e temos o prazer em revelar essa história para vocês, agora.

LiteraRUA: Conte um pouco sobre você?

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Beatriz: “O ápice dessa foto foi ter chegado na capa de um livro, se tem uma coisa que eu não imaginava na vida, era isso”.

Beatriz: Todos me chamam de Bia, com exceção da minha mãe quando está brava. Inclusive, já iniciando com quem me espelho, Eunice, minha mãe, 35 anos, primeira pessoa com ensino superior da família e Jorge, autônomo que sabe fazer tudo ou quase tudo nessa vida.

Tenho 18 anos recém completados, moro desde que nasci em Lavras, bairro periférico de Guarulhos a cidade do “super aeroporto” e, apesar de quando pequena achar que isso facilitaria as minhas várias futuras viagens (não que não vá acontecer), só voei pela primeira vez aos 17 anos, pra visitar meus familiares do Nordeste.

Estudo ciências sociais na Unifesp. Trabalho em um hotel, que apesar de acolhedor internamente, me faz ter contato  com realidades que antes eu só via na TV, igual ao João do livro Reservado [LiteraRUA, 2019].

LiteraRUA: Qual você pensa ser sua vocação, sua missão de vida?

Bia: De uns tempos pra cá, tenho tido cada vez mais certeza: trabalhar com jovens. É o que faço há 6 anos e talvez o fato de ser tão prazeroso, mesmo que desafiador, reafirma essa missão a cada dia. Dialogar, analisar, provocar, questionar, sensibilizar, transformar… É realizador saber que com o trabalho de base e eu, somos capazes de fazer com que esses verbos não sejam ações só na grafia. Dando aula, participando de atividades, indo às escolas, criando um projeto, não sei ao certo, mas sei que é com os jovens.

LiteraRUA: Você atua ou atuou em algum projeto educacional ou cultural? Pode nos falar um pouco de sua participação em trabalhos voluntários?

Bia: Não sei se posso considerar educacional/cultural, mas é isso que venho fazendo desde 2013. Sou coordenadora de um grupo de base da Pastoral da Juventude, uma das pastorais sociais da Igreja católica, que vai muito além de evangelizar jovens, mas desenvolver uma nova ideia de mundo, com uma metodologia que, desde os primeiros contatos, me encantou.

Nunca em outro espaço, falamos sobre nós, sobre o eu, sobre o outro com tanta intensidade como nas propostas da Pastoral. Esse é o chão de aprendizado, de formação integral, de crescimento em que eu piso e sei que, dos meus 12 anos pra cá, foram muitos aprendizados. Um dos mais gritantes é o método “ver-julgar-agir”. Usamos isso pra tudo ou quase tudo, pra analisar/adentrar em diversas temáticas. Conforme a Pastoral foi sendo mais que um “domingo de manhã”, percebi o quanto ela já estava internalizada no meu jeito de ser. Foi e ainda é o chão perfeito pra uma menina cheia de questionamentos e pisar nesse chão não deveria (não hoje) abalar as estruturas que permeiam (a Igreja católica): o tão temido desafio da fé e política.

Na Pastoral a gente descobre um Jesus diferente daquele que algumas pessoas pintam por aí (tenho um poema sobre isso inclusive). Mas além de descobrir, a gente reflete sobre as nossas realidades com um olhar de “menos julgamentos” e “mais amor” ou com um olhar mais crítico e menos senso comum. Os encontros que construímos variam em temáticas de identidade, educação, sociedade, relações, esperança, ou qualquer outra que estejam de acordo com a realidade do grupo. O planejamento traçado, o cenário ao redor, entre outros… também caminham com a formação integral de todos, em que cada um se desenvolve conforme suas particularidades.

LiteraRUA: Conte um pouco pra gente da sua família?

Bia: Em casa somos em seis: mãe, pai, um irmão de 15 anos, minha irmãzinha de 4 anos e minha gata. A família que tenho bem mais contato é a da minha de mãe, convivo constantemente com todas as três tias e primos. A família por parte de meu pai, vejo mais esporadicamente. No Nordeste tenho família de pai e mãe. Em Recife avô, tias e primo e em Alagoas mais alguns tios, ambos de parte de pai. No interior do Pernambuco muitas tias de parte de mãe.

LiteraRUA: Bia, você gosta de Literatura?

Bia: Eu sempre gostei de escrever, desde novinha. Todas as propostas dos professores eu abraçava. Em 2012 fiz um blog que durou até 2015, nele eu publicava sobre roupas, tênis, tendências, ideias e algumas resenhas de livros. Nesse meio tempo, em 2015 escrevi pra um portal de universo juvenil, não ganhava nada, não era um portal famoso, lembro de ter ficado feliz com o convite pra escrever e me dedicava a postar uma vez por semana sobre lançamentos, livros, eventos e o que estivesse gerando comentário.

Mais recentemente me descobri na poesia, gosto de viajar nas ideias e brincar com as rimas… Não escrevo com a frequência que eu gostaria, ultimamente o que tenho são ideias e mais ideias de rimas, de histórias que eu nunca tiro do papel, ou do bloco de notas do celular, no caso. Por gostar de escrever, o que é proposto eu me jogo, já escrevi nota de repúdio pra organização estudantil, crônicas pros concursos da escola e poemas, sejam de amor, sejam de luta. Até me arrisquei a compor uma música (o que o amor não faz com a gente, né João?). João é meu namorado e ele é culpado de algumas madrugadas de sono perdidas escrevendo coisas fofinhas.

Por conta da faculdade, eu tenho corrido pra tentar ler os textos das aulas e não leio mais por hobby. O que tenho arriscado escrever nesses últimos tempos, compõem o que conhecemos por poesia marginal, registrar em rimas histórias que acontecem, dores que são guardadas e gritos que são diariamente silenciados, tirando um pouco do sentimento de impotência diante de tudo que rola.

LiteraRUA: Quando e de que forma começou a atuação nos movimentos sociais?

Bia: Através da Pastoral da Juventude (P.J.). Eu era a mais jovem dentre aquelas pessoas, então sempre ouvi entre eles sobre além das próprias atividades, como a Semana da Cidadania e a Semana do Estudante que são realizadas por toda pastoral nacional, com subsídios de estudos, ideias e encontros com temáticas que despertaram o protagonismo que já tinha uma chama acesa em mim.

Em 2015, na oitava série, fui presidente do grêmio da escola e essa experiência foi o start. Em agosto, acontecia em todo país campanhas contra a redução da maioridade penal e a Pastoral aderiu a Campanha do Amanhecer contra a redução. Ajudei nos bastidores fazendo estêncil e artes que decorariam toda a praça de um bairro vizinho de onde moro. Nesse mesmo ano participei pela primeira vez do Grito dos Excluídos, ato organizado nacionalmente no dia 07 de setembro para questionar o tão falado Dia da Independência. Aqui em Guarulhos, quem organizava o grito até o ano retrasado era a P.J., foi a primeira experiência de estar na rua, de gritar o que incomodava.

Em seguida desembocaram as ocupações e foi quando me joguei nessa vida, foi quando mesmo que cedo, a militância me abraçou… Uma das mentes pensantes para a ocupação da escola aqui do bairro do Lavras. Em um domingo à noite, mais de uma cabeça indignada junta não ia dar bom, na real deu bom. Ocupamos a escola contra a desorganização escolar que era proposta pelo nosso governador. Dia inteiro na escola, esquema de organização, limpeza, comida, união de uma galera do bairro que eu mal conhecia, mas já considerava demais. Foram dias loucos… saudades.

Ver os alunos organizados contra a desorganização foi a maior ironia que o Estado não esperava, participar integralmente disso aquecia ainda mais a chama de esperança que ardia no meu peito. Nesse ano também conheci a JR, Juventude Revolução, organização de jovens até então apartidária, que defende causas plausíveis e fundamentais. Inclusive foi essencial para que a escola fosse ocupada e durante todo o processo. Segui participando de alguns encontros e formações da JR, a partir daí tiver maior contato com as entidades estudantis.

Já na nova escola, ensino médio, colhi assinaturas pra representar com mais uma galera nossa escola em um Congresso da UPES. Durante o Congresso, a galera da JR me propôs um cargo na diretoria executiva da UPES, não aceitei. Gosto de saber o chão que piso, a UPES nem de longe estava presente nas escolas, não nas periferias, e eu nem sabia de sua existência antes da ocupação e gostaria que essa crítica não fosse mais atual. Não tinha pés (nem grana pra ficar indo em reunião em São Paulo, que sempre nos custou muitos dinheiros) pra mudar as estruturas. Preferi me abster. Daí em diante, foram vários atos, várias ideias, algumas atividades na escola, panfletagens, de algum jeito, sempre na ativa.

LiteraRUA: E o que a levou a manifestação que se tornou uma imagem das lutas sociais daquele período? Como foi?

Bia: De novo a indignação. Como queriam definir o que era bom ou ruim para nós estudantes, sem antes nos consultar? Éramos responsáveis o suficiente pra optar entre matemática ou história, mas não para opinar em seus projetos de lei? Professores e alunos unificados foram para as ruas, dizer Não a reforma do ensino médio, Não a reforma da previdência e Não ao governo ilegítimo que todos os dias nos atacava.

 

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Bia sob a lente de Demetrios dos Santos

LiteraRUA: A foto, com sua imagem ganhou grande notoriedade. Você sabe o que gritava naquele momento? Qual era o clima e seu sentimento no momento do clique?

 

Beatriz: Era 15 de março de 2017. Tínhamos várias palavras de ordem e até algumas com ritmos de funk. Mas a que mais marcava era “A nossa luta, unificou. É estudante, operário e professor”. Com certeza eu gritava o mais alto possível, sem me importar em ficar rouca, a vontade era que aquele grito, aquele coro, fossem ensurdecedores, a vontade era realmente  fazer barulho, ser escutada, fazer com que os gritos diariamente silenciados nas quebradas, nas ruas, nas escolas, nas casas, nos hospitais, fossem enfim escutados. Se eu não trabalhava, se eu tive a oportunidade de cruzar a cidade pra ir lá, eu precisava gritar, não só por mim, mas por todos esses gritos silenciados.

Era depressão pós golpe, Temer nos surpreendia a cada dia com novas mudanças e a greve geral da educação naquele dia tinha como pauta a rejeição ao dito Novo Ensino Médio e a Reforma da Previdência. Uma semana antes do dia 15, chamei uma roda de conversa (presidente do grêmio de novo, agora no 2° ano) com a galera da minha escola, em uma praça próxima. A divulgação foi boca a boca, a escola não concordava. Então foi tudo por de baixo dos panos, uns 30 alunos foram e rolou uma roda de conversa sobre a greve do dia 15 e os porquês da mesma, a então coordenadora da JR em Guarulhos tirou várias dúvidas da galera e foi uma atividade bem produtiva.

Chegou o grande dia da manifestação, era a primeira vez que eu iria na tão falada Avenida Paulista, no ônibus fretado pela APEOESP, uns amigos da escola, outros da JR, da Pastoral também, além de claro, os professores. Partimos. A parte do “de volta pra minha terra” foi delicada, o ônibus demorou muito pra chegar, além do próprio trajeto pro meu “país” Guarulhos. Chegamos em casa bem tarde.

LiteraRUA: Você sabia que estava sendo fotografada por uma fotojornalista?

Bia: Não, o ato estava muito cheio, tinham fotógrafos com câmeras grandes que eu nunca nem tinha visto pessoalmente, mas jamais imaginaria estar sendo fotografada, não com esse foco. Acredito que se soubesse da foto, o punho não ficaria bravamente cerrado e o grito não seria altamente gritado, o inesperado compõe a beleza da foto.

LiteraRUA: Quando foi a primeira vez que você viu a foto daquela manifestação? Tinha noção que a imagem se tornaria tão popular?

Bia: Foi em 28 de abril daquele ano, greve geral, não somente da educação. O site Catraca Livre publicou uma matéria “Veja 5 eventos da Greve geral de hoje para você ir em São Paulo” (bit.ly/FotoBia). Eu não fui por conta dos motoristas de ônibus que aderiram à greve, sem busão, sem chances de chegar ao Centro da cidade pra pegar o fretado da APEOESP, mas minha foto estava lá, estampando a matéria. As notificações chegavam e eu sem entender nada, quando vi, fiquei pasma, era eu quem estava ali: como aquela foto foi tirada? Como foi parar no Catraca Livre?

Também descobri que além do Catraca Livre, a foto estampou uma matéria na CartaCapital (bit.ly/FotoBia2) e até então okay, todas legendadas no devido contexto, ambos mídias alternativas de muito reconhecimento.

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Memes esbanjam baixaria e fakenews

Em contra mão, a foto após um tempo passou a estampar memes,  bem diferente das primeiras aparições, não me senti nada representada. Nesses memes a foto foi e vem sendo (porque infelizmente ainda estão circulando e criando novos) circulada totalmente fora do contexto em questão, utilizada como uma representação equivocada da esquerda, eu só conseguia pensar “E agora, me descobriram?!” e as pessoas próximas “Nossa, a Bia tá sendo usada pra representar a esquerda, tá famosa”, mas sério, a última coisa que queria era aparecer em memes, muito menos em memes reaças de páginas como Corrupção Brasileira Memes, Endireita etc.

Por um lado, eu tinha o conforto de ler os comentários e saber que os ataques não eram pra mim, afinal nem sabiam quem eu era. Por outro, vinha à tona um sentimento de indignação, por não ter controle sobre o destino dessa foto, onde e em que contexto ela seria utilizada, não soube lidar, pensei em denunciar na delegacia virtual, mas eu ainda era menor de idade e como era muita burocracia, a raiva acabou esfriando e ficou por isso.

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Postagem da Bia registra sua surpresa ao conhecer a obra

O ápice dessa foto foi ter chegado na capa de um livro, se tem uma coisa que eu não imaginava na vida, era isso.

O mais triste nisso tudo, é o quanto tem ficado cômodo, o quanto um novo ataque aos nossos direitos é ” só mais um”, não é o primeiro e não será o último. Mas dói ver gente como a gente apoiando um governo que sucateia a educação, nos distância do direito de se aposentar, entrega demarcação indígena pro agronegócio, acaba com Ministério da Cultura, retrocede direitos conquistados pela comunidade LGBT, proíbe INPE, FIOCRUZ e IBGE de divulgarem dados, apoia tortura e se eu fosse continuar listando seria uma lista infinita, olha que nem citei as pérolas que ele fala sempre que abre a boca.

Isso tudo assusta e em mim causa uma sensação de impotência, de não conseguir fazer nada, de ver a população acuada, com medo. O que temos feito além de militar no Facebook?

LiteraRUA: O que sua geração espera sobre nossos governantes?

Bia: Talvez o problema já esteja aí: “esperar de nossos governantes…”. Que infelicidade não poder esperar nada das pessoas que foram eleitas através de processos ditos democráticos, com a vã promessa de nos representar. Esperar que eles nos percebam é pedir demais, estão muito ocupados com suas fortunas ou em como se safar das investigações. O problema da minha geração é esse, pronto, esperar… Corrompidos pelo individualismo que o sistema nos empurra de goela abaixo, “o que não me atinge não é problema meu” e “se me atinge alguém vai fazer por mim”. Quanto tempo mais essa fase de apatia vai durar?

LiteraRUA: Você ingressou numa faculdade de Ciências Sociais, o que te motivou para essa escolha? E o que pretende no futuro em relação a essa área?

Bia: O amor em dialogar com jovens, acredito que eu posso fazer diferença dentro da sala de aula, espero até lá ter espaço pra isso. Mas não somente, se hoje eu tenho a oportunidade em estar em uma universidade pública, cursando algo que faz parte do meu projeto de vida, preciso fazer por onde. O futuro parece tão longe, não sei… Além de dar aula, pretendo fazer pesquisas, além de pesquisas, ações concretas, criar e participar de projetos. Longe de mim que a periferia seja somente um objeto de estudo, eu sou a periferia, quero ter o olhar de dentro pra fora, não o contrário.

Assista ao vídeo em que o autor Urariano Mota comenta sobre a capa de seu romance.

Matéria produzida por Demetrios dos Santos e Toni C. com apoio de Luciana Karla Pereira Macedo.

Para seguir a Beatriz no instagram @_biapunca

Dedicada à Christiane Brito (1960-2020), jornalista e agente literária que apresentou Urariano Mota para a LiteraRUA e assim nasceu a publicação impressa: A Mais Longa Duração da Juventude.

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