Técnicas criativas para manter a saúde mental em tempos de isolamento

Por: Toni C.*

O surto de casos confirmados no Brasil de pessoas que contraíram o Coronavírus (Covid-19) não para de saltar e impõe a necessidade do isolamento social. Preparei algumas dicas para sobreviver e preservar a alma, corpo e mente sãs, quando o contato humano e a circulação são restritos.

Spolier: não contém lista de filmes da Netflix, nem lançamentos do mundo dos games.

Ouvir música
Taí uma boa chance de resgatar seus discos antigos. Ouvir suas canções preferidas e descobrir novas músicas, a escritora Elizandra Souza informou em postagem em uma rede social que voltou a ver videoclipes e está se atualizando com o que há de mais novo sendo produzido. Meu parceiro Hot Black me apresentou Sonhos Reais, o novo som com sua participação que você (confere aqui).

Ler livros
Sabe aquela “decoração” na prateleira que você tem evitado passar perto? Aproveite o paninho com álcool que tem à mão para tirar a poeira dos seus velhos livros, selecione uma boa leitura e mergulhe no mundo mágico da literatura. É uma excelente forma de sair por aí sem medo de contaminação e viajar pra todo canto apesar das restrições e fechamento de fronteiras. Uma indicação de leitura que você pode ler sem pagar nada é o livro organizado pelo cientista social Tarcízio Silva, com prefácio do rapper Emicida intitulado: Comunidades, Algoritmos e Ativismos Digitais: Olhares Afrodiaspóricos (LiteraRUA 2020), em pré-venda com download do PDF gratuito (baixe aqui).

Escrever
“Se a história é nossa, deixa que nóiz escreve!” a frase de autoria de Renan Inquérito deveria ser usada nestes tempos como se fosse álcool em gel pra exterminar o tédio. Estamos enfrentando uma pandemia global única em nossa história, diários como o de Anne Frank produzidos agora, darão ideia para as pessoas no futuro do tamanho da guerra que enfrentamos em nosso tempo. Nem todos serão os próximos Hemingway, mas como terapia, a tarefa de escrever um diário, uma carta ou um plane é um excelente tratamento de cura, me contou à jovem Manu conhecida em suas redes sociais como a Merida do Bairro, ela ainda me presenteou com um pequeno bloco de anotações chamado Caderninho da Gratidão, uma iniciativa desenvolvida pela Turma Valente.

Desenhar e pintar

WhatsApp Image 2020-03-21 at 09.19.25

Gravura do graffiteiro Bonga Mac: “O Pior Vírus Pode Ser Sua Indiferença!”

Uma folha, lápis de cor e muita imaginação, é tudo que você precisa para sair desenhando e se expressar através de coloridas artes-visuais. Este ensinamento vem do experiente graffiteiro Bonga Mac, privado de expressar sua arte nos muros, faz do papel sua parede de escaladas com o desenho que ilustra essa matéria em que podemos ler seu apelo à solidariedade nestes tempos: “O pior vírus pode ser sua indiferença!“.

Preparar seus alimentos
Com a restrição da circulação das pessoas, os pedidos de delivery dispararam, é o que relata Daniel N. Faria dono do Sonego’s Bistrô que adaptou o restaurante na quebrada para atender uma demanda recorde, adotando diversas medidas de segurança para oferecer a melhor experiência gastronômica para seus clientes, e ainda mantêm a economia e os empregos locais. Mas, e que tal você trocar o aplicativo de entregas de comida pela visita à cozinha de sua casa? O que você ganha com isso é um tempo bem aplicado no cuidado pessoal, uma economia no custo de sua alimentação e uma comidinha da qual você conhece a procedência. (Assista aqui) Daniel N. Faria ensina a fazer o “Circuit Breaker” na quebrada.

Exercícios físicos
É difícil se exercitar e se manter ativo sem poder sair de casa, ainda mais na periferia, com moradias precárias. Ontem mesmo ouvi uma pessoa dizendo: “Vai ficar isolado como com cinco pessoas morando numa casa com um só cômodo?”. Mas quando não podemos sair para caminhar, pedalar, ir à academia e nem bater uma bola na quadra, precisamos ser criativos. Polichinelo, pular corda e agachamento são bons treinos para aumentar os batimentos cardíacos. Abdominal, dorsal e flexão de braço são os mais indicados para serem realizados mesmo sem espaço e equipamentos adequados e ainda assim manter em dia a musculação. Yoga, alongamento e meditação são exercícios de baixo impacto para o corpo e a mente indicado para todas as pessoas em todas as idades.

Estudo
Estudar um idioma estrangeiro, se preparar para um curso ou uma prova é uma boa aplicação do tempo para sairmos deste momento fortalecidos intelectualmente.

Ócio
Sempre que ouço a palavra “ócio”, ela vem acompanhada da palavra “criativo”, como se não fazer nada é só um breve intervalo para ganhar impulso e como num passe de mágica sair criando coisas espetaculares possuído das melhores ideias. Mas não é necessário isto não, tire um tempo para descansar sem compromisso. Atenção: ver televisão não é descansar e você não precisa do meu incentivo pra isso. Ócio é colocar os pés pra cima e o estresse no chão, é deitar numa rede e desconectar das redes-sociais, olhar pro teto, deixar o tempo passar… enfim, não fazer nada. “Privilégio” que este tempo nos dá.

Estas foram algumas dicas para se manter útil, ativo e focado para enfrentamos de forma inteligente o isolamento sem pirar.

Fortalecidos destruiremos o vírus e não os nossos neurônios.

* Autor dos livros: Sabotage – Um Bom Lugar, e do romance “O Hip-Hop Está Morto!”, coroteirista da cinebiografia do rapper Emicida (em produção), criador do coletivo LiteraRUA.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s