Quando Demetrios, diretor da LiteraRUA, se encontra com Obama

61422162_10219766617460751_1645964251036123136_n

Obama nos visitou hoje e deixou alguns recados importantes.

O primeiro deles, foi um tapa na cara: “Não existe sucesso sem sorte, por melhor que você seja”. Isso não negativa em hipótese alguma o empenho de quem busca seus objetivos, mas esse esforço representa muito pouco diante do contexto e história de cada um, um desmonte ao simplismo da meritocracia.

Outra lição foi sobre liderança. Para o ex-presidente, um líder precisa de duas capacidades: ser inteligente o suficiente para ter uma equipe tão ou mais inteligente que si próprio e, como segunda capacidade, ser inteligente o suficiente para fazer as perguntas certas para essas pessoas.

Sobre machismo, Obama explicou que ter mulheres (e outras minorias) ao nosso lado, não é apenas uma necessidade atual, mas um pré-requisito que nos permite ver coisas que sem a presença delas, não seria sequer percebido.

Outras pautas foram a necessidade de reconhecer a educação como um valor imprescindível para qualquer nação, justamente num dia de protestos brasileiros sobre esse tema e sem que precisasse citar nada sobre a política brasileira, diretamente. Também falou sobre o perigo da banalização das armas, mais um tema espinhoso entre nós.

Obama reconhece que é um homem capitalista, que o excesso de capital concentrado impede até mesmo que esses detentores consigam gastar suas próprias “riquezas”e que esse é um problema para ele mesmo hoje, mas acredita que seu programa de saúde pública, Obama Care, foi um dos maiores orgulhos que carrega consigo. Também se vangloria em ter combatido a crise econômica mundial em seu segundo mandato.

Estive presente e adorei a oportunidade em ouvir tudo isso, ao vivo. Foram esses os recados que levamos conosco, de um político que de certa forma também sambou no carnaval do capitalismo, porém um homem notável e de uma era imediatamente anterior à radicalização e predominância da ignorância que reina de ponta a ponta no continente americano.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s